Dutra Lacroix - Engenharia Elétrica

central atendimentoface

Engenharia

A engenharia, como hoje se apresenta, é essencialmente a resultante de dois processos históricos que por muito tempo evoluíram á parte, sem qualquer relação entre si. De um lado, o aparecimento gradual, através de séculos, de um especialista na evolução de problemas cuja ocupação era criar dispositivos, estruturas e processos (instrumentos, pontes, máquinas de utilidade para o homem. De outro, a rápida e relativamente recente expansão dos conhecimentos científicos.

 

Engenharia clássica

O homem envidou sempre grandes esforços no aperfeiçoamento de dispositivos que lhe permitissem aproveitar os recursos naturais. Assim, inventou o arado, para utilizar o solo na produção de alimentos, o machado, para transformar arvores em madeira; o moinho de vento, para aproveitar a energia eólia e transformar cereais em farinhas; maquinas a vapor, para converter a energia latente nos combustíveis em trabalho mecânico. Esses e milhares de outros instrumentos, máquinas estruturas resultaram de uma busca incessante. Ao aparecerem as primeiras ocupações especializadas, surgiu ao lado dos sacerdotes, médicos e professores, um especialista dedicado à criação de dispositivos e estruturas destinados a atender ás necessidades do homem. Aqueles primeiros engenheiros foram os responsáveis pelo aparecimento de armamentos, fortificações, estradas, pontes, canais, instrumentos e outros. Aqueles homens foram os antecessores do engenheiro moderno.

 

Engenharia Moderna

Enquanto ignoraram a natureza do mundo físico e as leis que o regem, situação essa que perdurou até recentemente, os antigos engenheiros estiveram limitados nas suas possibilidades de utilização dos recursos naturais. Graças, porém, ao imenso acervo de conhecimentos acumulados nos dois últimos séculos de progresso da ciência, o panorama modificou-se inteiramente. Muitas das noções de física que hoje se aprendem no curso secundário eram inteiramente desconhecidas à época de Watt. No século XIX, conheceram os engenheiros as potencialidades que, para a solução de inúmeros dos problemas da humanidade, apresentavam as novas descobertas da ciência e começaram então a delas tirar proveitona engenharia. A partir dessa transcendente alteração, começou a engenharia clássica a evoluir para engenharia moderna. A engenharia atual dedica-se essencialmente a problemas daquela mesma espécie, porém a base cientifica da solução desses problemas tornou-se tão importante que a “aplicação daciência” é uma característica marcante daengenharia moderna. Mas, embora na solução de problemas de engenharia, confia-se ainda muito no julgamento pessoal e nos conhecimentos empíricos do engenheiro.

 

rodapeDesenvolvido Por A.Montano Comunicação