Conservação de Energia
Com a difusão da importância da sustentabilidade dos sistemas energéticos e, sobretudo com a elevação dos preços da Energia, emergiu a necessidade do uso racional da Energia, quer no âmbito das empresas, quer no cenário institucional. A Conservação de Energia tem sido considerada um recurso energético adicional, mostrando maior economicidade do que outras alternativas disponíveis. Desta forma, a Energia não consumida em perdas pode ser utilizada para outro fim útil, com benefícios e vantagens imediatas.
O uso adequado dos equipamentos elétricos disponíveis, atendendo todas as recomendações para sua operação, normas, do projeto, e a prática de manutenção periódica eficiente conduzem a resultados expressivos em Conservação de Energia e redução de gastos.
Acompanhar o consumo de Energia Elétrica tem como objetivos principais conhecer detalhadamente as despesas mensais com esse insumo, verificar a evolução ao longo do tempo e identificar medidas que possam ser adicionadas para minimizar os gastos com esse insumo.
Numa primeira etapa na aplicação da Conservação de Energia o consumo pode ser acompanhado a partir da análise mensal das faturas. É importante que estas faturas sejam analisadas por empresa experiente como a DUTRALACROIX e não somente pelas áreas administrativas responsáveis pela contabilização e pagamento. Para que essa análise resulte em redução efetiva de gastos, é fundamental um bom conhecimento da legislação que regulamenta o fornecimento de energia elétrica, item fundamental na Conservação de Energia.
Para um melhor gerenciamento da Conservação de Energia ao longo do tempo, é importante o estabelecimento de índices que indiquem a quantidade de energia necessária para cada produto manufaturado pela empresa, exemplos:
kWh por metro de produto;
kWh por quilograma de peça tratada;
kWh por metro cúbico de produto;
kWh por unidade produzida;
kWh por litro de produto.
O índice escolhido deve refletir os diferentes tipos de produtos da empresa, bem como suas características de processo. Para isso e necessária a instalação de medidores de consumo de Energia Elétrica e dos dados de produção que farão parte da Conservação de Energia.
Muitas vezes, o acompanhamento do consumo através das faturas mensais não é suficiente para saber como a Energia Elétrica é consumida nos diversos equipamentos e processos, qual a participação de cada um no consumo e sua influencia sobre o valor total da fatura. É conveniente a instalação de medidores em diversos setores, locais, circuitos e ou até máquinas para monitorar o andamento das medidas de Conservação de Energia. Com este procedimento podemos acompanhar não só o consumo, como também fornece informações que possibilitam determinar a forma como a Energia Elétrica é consumida.