Eficiência Energética
De uma maneira abrangente, podemos dizer que a Eficiência Energética aumenta quando se consegue realizar produzir um bem e/ou realizar um serviço com uma quantidade de energia inferior a que era usualmente consumida.
Na verdade, a utilização eficiente e racional da energia é um objetivo a ser buscado em qualquer organização, onde a conciliação dos custos de investimento e dos custos operacionais em bases corretas é sempre desejável.
Implantar atividades e programas de Eficiência Energética e a primeira ação ou iniciativa visando á redução de gastos com energia elétrica em uma empresa.
Implantar a Eficiência Energética visa otimizar a utilização de energia elétrica através de orientações, direcionamento, ações e controles sobre os recursos humanos, matérias e econômicos, reduzindo os índices globais e específicos da quantidade de energia elétrica necessária para a obtenção do mesmo resultado ou produto.
Na maioria das empresas a preocupação com a Eficiência Energética, geralmente é de caráter pontual, não tem continuidade e é delegada para escalões inferiores da organização. Isto não significa que a Eficiência Energética é negligenciada, na verdade, muito esforço nesse sentido foi realizado e muitos resultados relevantes foram colhidos, mas existe a consciência de que, cada vez mais, o tema Eficiência Energética passara a merecer muita mais importância da direção das empresas.
Nos dias de hoje estamos assistindo e participando de importantes transformações no mundo e no Brasil, com respeito à preocupação com a preservação do meio ambiente.
É muito importante que os consumidores industriais e de grande porte procurem se antecipar ás mudanças que ocorrerão quanto ás exigências de um novo consumidor, que dará preferencias e reconhecerá produtos de consumidores que possuam o compromisso com o não desperdício e a preservação do meio ambiente.
Para implementar a Eficiência Energética é preciso conhecer, diagnosticar a realidade energética, para então estabelecer as prioridades, implantar os projetos de melhoria e acompanhar seus resultados, em um processo continuo. Desta forma e possível dar inicio ordenado e continuo de um programa de Eficiência Energética, através de resposta ás seguintes questões:
Quanta energia está sendo consumida?
Quem esta consumindo energia?
Como se está consumindo energia, com qual Eficiência?