Projeto em Alta Tensão
Cada Projeto de Alta Tensão tem uma historia individual que lhe é pertinente em todas as suas peculiaridades. No Brasil Alta Tensão é o nível de tensão compreendido entre 36,2 e 242 kV.
No obstante a medida que um Projeto de Alta Tensão é iniciado e desenvolvido, desdobra-se uma sequencia de eventos, numa ordem cronológica, formando um modelo, o qual quase sempre é comum a todos os projetos. Um Projeto em Alta Tensão desenvolve-se através de uma serie de fases principais. Geralmente, uma nova fase não começa antes que a anterior esteja completa, muito embora alguns detalhes finais tenham que ser atendidas, enquanto a fase seguinte está em elaboração. Frequentemente, em particular quando o Projeto em Alta Tensão é grande, parte do pessoal técnico deve ser mudado, em cada fase, a fim de trazer novas experiências e conhecimentos especiais ao trabalho e somente um grupo esqueleto – um grupo de projetistas – deve prosseguir permanentemente com o Projeto em Alta Tensão. Enumeraremos e descrevemos estas fases, esboçando os passos dos quais elas se compõem.
Necessidade Fase I-Estudo de Exequibilidade Fase II- Projeto Preliminar Fase III- Projeto detalhado Fase IV - Planejamento para implementação.
Estudo de Exequibilidade do Projeto em Alta Tensão – Fase I
Um Projeto em Alta Tensão começa com um estudo de exequibilidade, o objetivo deste é a consecução de um conjunto de soluções uteis para os problemas do Projeto em Alta Tensão.
O primeiro passo no estudo é demonstrar se as necessidades originais, presumivelmente válidas, tem, de fato, existência corrente ou, pelo menos, forte evidencia de existência latente. O próximo passo consiste em explorar problemas gerados pelas necessidades e identificar seus elementos, tais como parâmetros, limitações e critérios importantes. No passo que se segue, faz-se um esforço para conceber-se um numero de soluções plausíveis para o problema. Finalmente, as soluções potencialmente úteis são separadas do conjunto plausível em três passos, na base da realização física, compensação econômica e viabilidade financeira do Projeto em Alta Tensão.
Concluindo: o estudo terminado indica se existe uma necessidade corrente ou potencial; indica qual é o problema do Projeto em Alta Tensão; e indica se podem ser encontradas soluções úteis; em síntese, ele investiga a exequibilidade do Projeto em Alta Tensão.
A fase de Projeto em Alta Tensão preliminar – Fase II inicia-se com um conjunto de soluções úteis que foram desenvolvidas no estudo de exequibilidade. A meta de um Projeto em Alta Tensão preliminar é estabelecer qual das alternativas propostas apresenta a melhor concepção para o projeto.
O Projeto em Alta Tensão detalhado – Fase III, começa com a concepção desenvolvida no Projeto em Alta Tensão preliminar. Seu fim é fornecer as descrições de engenharia de um projeto frutífero e verificado. Até este ponto, o projeto foi caracterizado pela sua grande fluidez.
Com a concepção para o projeto em mente e as informações de sínteses preliminares em mão, consegue-se, provisoriamente, uma síntese geral. Desenvolve-se então um leiaute padrão.
Planejamento para implementação - Fase IV, esta fase envolve muitos passos que variarão, em forma e detalhe, de acordo com a(s) equipe(s) concernentes.